Páginas

Resiliência


Resiliência: capacidade de se recobrar facilmente, se adaptar a má sorte ou a mudanças. “Se adaptar à má sorte”. O que seria essa “má sorte”? E como nos “adaptamos” a ela?
Seria um mau dia com o chefe no trabalho? Tirar nota baixa naquela prova para a qual estudou tanto? Receber um não logo de cara, ao convidar a menina dos seus sonhos para sair? Brigar com os pais? Terminar um relacionamento de anos? Tudo é dado como má sorte, quando não gostamos do decorrer dos fatos. Quando a vida, não segue a nosso modo. Quando nem tudo dança conforme a nossa música.
É mais fácil julgar como “má sorte” algo que não estava nos planos, saiu do contexto e julgamos errado. Os imprevistos sempre vem com um proposito maior do que estragar nossos planos.

Certa vez, ouvi em uma novela, a seguinte frase: “Tudo o que acontece de ruim na vida da gente, é pra melhorar.” E, o autor desta, não poderia estar mais certo. O destino escreve certo por linhas tortas. Tudo depende do caminho que seguimos, da estrada que trilhamos.
Os amigos que conquistamos, os amores, os familiares pelos quais mantemos um amor incondicional. Os erros, os acertos. Tudo vale a pena. Cada passo dado nessa longa estrada a qual chamamos “vida”, acaba por ser aprendizado. Nada é perdido. Tudo se constrói. Reconstrói. Em cima de pedras, tocos e destroços.  
E, é assim que nos adaptamos a essa “má sorte”, aprendendo com ela, lidando com nossos erros. Lidando com a vida. Lidando com o fato de que somos seres humanos, e que apesar da clamada perfeição a qual tentamos alcançar, “a forma de vida mais inteligente” a qual pensamos ser, erramos. Erramos muito. Erramos feio. Erramos e aprendemos. Aprendemos e erramos novamente.
Essa cobrança em cima da “má sorte”, no fim, é desnecessária. Essa cobrança toda, só nós faz crer no qual somos errantes, e no quanto resistimos, ao mesmo tempo que queremos atingir a clamada e inexistente perfeição.
Resiliência. “Capacidade que um indivíduo ou uma população apresenta, após momento de adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação.” Ainda temos a oportunidade da evolução. Do corpo em contato com a mente sã. Do ser humano adepto a erros. Do ser humano adepto a mudanças. Jamais esquecer-se, apenas adaptar-se. 

5 comentários

Deixe um comentário, opiniões são sempre bem-vindas!